Síria - A vida dos refugiados no Brasil
Nível: intermediário / intermediate
Olá, pessoal!
Desta vez, o artigo do blog vai falar sobre a vida dos refugiados sírios no Brasil.
Apesar de ainda viver uma crise econômica, o Brasil é um dos destinos preferidos dos sírios, pois a facilidade de conseguir o visto é maior do que na Europa ou Estados Unidos. Infelizmente, o Brasil é pouco desenvolvido sobre as políticas públicas destinadas aos refugiados.
Mesmo que os empregos estejam difíceis para os brasileiros, cerca de 12 milhões de desempregados, os sírios podem trabalhar em trabalhos informais, como vender água no trânsito, coisa que na Europa não é permitido, ou seja, por aqui é possível "se virar" para ganhar dinheiro.
A cidade de São Paulo é a que mais concentra sírios no país. E um dos prováveis motivos, além do fato de ser a maior metrópole, é que a comunidade árabe é grande na cidade, com muitos libaneses e sírios. Dessa forma, vemos que muitos refugiados são acolhidos justamente por essa comunidade árabe.
A comida árabe é muito apreciada pelos paulistanos. Adoramos kafta, esfilha, shawarna, entre outros. E um dos negócios que mais os sírios abrem aqui são restaurantes de comida síria. Sucesso garantido na cidade gastronômica do Brasil.
O idioma é uma das barreiras que os refugiados precisam vencer. A maioria chega aqui sem conhecer nada do português. Algumas instituições como a ACNUR e OASIS Solidário oferecem cursos de português gratuitos, mesquitas também realizam este trabalho de ensinar nosso idioma.
A troca cultural é sempre bem vista no Brasil, país conhecido por acolher a todos sem discriminação. Amamos a dança do ventre e a comida árabe como um todo. Sejam bem vindos, amigos sírios.
VOCABULARY
refugiados = refugees
crise econômica = economic crisis
sírio = Syrian
visto = visa
infelizmente = unfortunately
políticas públicas = public politics
Mesmo que = even
empregos = jobs
"se virar" = be able to look after yourself
paulistanos = people who born in São Paulo city
restaurantes = restaurants
comida = food
gratuitos = free
12 марта 2019 г.