Festa do Ano Novo Chinês no Brasil
No último final de semana, nos dias 09 e 10 de fevereiro, foi sediada em São Paulo, no bairro da Liberdade, a Festa do Ano Novo Chinês 2019.
Foi comemorado o ano do Porco, 4717, aquele que traz abundância, felicidade e que promoverá muitas mudanças.
A festa teve comidas típicas, artesanato, apresentações culturais (como o Dragão da foto acima), lutas marciais, entre outras atrações.
Aproveitei para comer um delicioso yakissoba, que, apesar de ter origem japonesa, é muito comercializado por chineses aqui em São Paulo. Além disso, comprei um chaveiro com um porquinho e algumas pimentinhas. Adoro pimentas! O dia foi incrível!
Independente de ter festa ou não, você pode vir outros dias que encontrará muitas coisas típicas da China.
BAIRRO DA LIBERDADE:
O bairro foi fundado em 1905 e somente em 1912 os japoneses começaram a colonizá-lo e predominam como maioria entre os habitantes até hoje. Há diversas referências à cultura japonesa, desde os postes de luz, aos restaurantes, incensos, lojinhas e a venda até de jornais do Japão. É um pedacinho do Japão em São Paulo. O bairro também tem outros povos orientais como habitantes, como coreanos e chineses, por isso a festa do Ano Novo Chinês comemora-se neste bairro.
COMO CHEGAR:
Para chegar no bairro da Liberdade, utilize o metrô e desça na estação de mesmo nome, Liberdade. Fácil e rápido.
DICA DE PORTUGUÊS:
Sim, terá uma dica de português em um artigo sobre a China! Quero falar sobre diminutivos, algo muito utilizado no português brasileiro. Utilizamos diminutivos das palavras, geralmente, quando sentimos algum afeto pelo que estamos dizendo ou quando algo é literalmente pequeno mesmo. A seguir algumas formas, retiradas do texto, de transformar um palavra em diminutivo:
porco: por + quinho = porquinho (a small pig)
pimenta: piment + inha = pimentinha (a small pepper)
pimenta: pimenta + zinha = pimentazinha (a small pepper)
loja: loj + inha = lojinha (a small store)
loja: loja + zinha = lojazinha (a small store)
pedaço: pedac + inho = pedacinho (a small piece)
Note que, geralmente, retiramos a última vogal e acrescentamos o diminutivo de acordo com a palavra ser feminina ou masculina.
FEMININA: palavras terminadas em "a"
MASCULINA: palavras terminadas em "o"
Para as outras vogais, (e,i,u) vai depender de cada caso.
Por hoje é isso, pessoal. Até a próxima!
Wilane
18. Februar 2019