7 dicas para aprender Espanhol ... e outros idiomas
Qualquer pessoa que se dedica a aprender idiomas diferentes da sua língua nativa, entra em mundos surpreendentes, cheios de regras gramaticais, curiosidades e até mesmo excentricidades, no qual podem influenciar a aprendizagem de um novo idioma.
Por isso trago essas dicas, baseadas no meu conhecimento adquirido através do ensino e da experiência psicológica. Vamos lá:
7 dicas para aprender espanhol e outros idiomas
undefined
- Faça do seu aprendizado algo significativo! Entre no mundo do construtivismo
O que quero dizer com isso? Que você se envolva no que você vai fazer, isto é, que o que foi aprendido tenha um grau de importância para você e um vinculo com alguma experiência prévia.
Portanto avalie de forma crítica a maneira como o professor ensina o conteúdo ou a informação. Não é o mesmo um professor que te condicione a: ele falar e você apenas escutar, tipo aula magistral, àquele que te envolve e que te faz participar do seu conhecimento, permitindo que você aumente o seu domínio em relação a um assunto, enquanto você desenvolve atividades, produz conteúdo, cria uma relação com o que aprendeu com base no que você já conhece, relaciona conceitos e ideias e aplaude o professor que o estimula a fazê-lo mais.
- Leia no idioma que deseja aprender
Um método que pode ser difícil no início, mas que facilita a aquisição de um novo vocabulário, é sem dúvida a leitura no idioma que você está aprendendo, e claro, ler artigos que são do seu nível e interesse tendo um dicionário ao lado. A ideia é ler e entender e se houver palavras que você não conhece ou compreende, o dicionário poderá ajudá-lo (a).
Estudos comprovam que a leitura ajuda o cérebro a criar novas conexões neurais ou sinápticas e que favorecem a aquisição, acomodação e memorização de novas palavras que são armazenadas e depois você poderá usá-las de forma inconsciente para se comunicar. Expanda seu vocabulário, leia e compreenda.
- Escolha palavras para criar frases imaginárias em situações hipotéticas
Este conselho além de ser uma possibilidade de te dar motivação, também te dá a oportunidade de aumentar a sua criatividade ao criar frases ou histórias usando-as em situações imaginárias. Sua imaginação e criatividade começarão a se expandir e você começará a notar que as histórias surgirão com mais facilidade.
- Dedicar tempo todos os dias
A dedicação certamente acompanha o bom estudante e, em muitos casos, não importa o número de horas, mas a qualidade do que você estuda, ou seja, todos os dias dedique um espaço do seu tempo para realizar alguma atividade relacionada à aprendizagem do idioma, atividade esta que você considere nutritiva e que faça com que sinta que, ao final, aprendeu algo novo.
- Disposição e atitude pró-ativa com a motivação
Este conselho pode ser lógico, no entanto, há pessoas que perdem de vista o fato de que, se não houver uma disposição ou atitude mental para aprender, você poderá ter excelentes professores, mas o seu aprendizado não será conforme o esperado.
- Exponha-se a diferentes meios: auditivos, visuais, lúdicos
Para aprender não importa a idade, então, deixe sair a criança interior que existe em você e experimente atividades sem menosprezar nenhum meio; escute música, assista séries, jogos, etc. Cada um tem o seu potencial, bem como há pessoas que possuem diferentes habilidades ou talentos que podem permitir que a aquisição de novos conteúdos venha para ficar e se unir da melhor maneira.
- Estudar com um professor nativo
Aproveite a oportunidade que lhe dá este tipo de páginas para encontrar professores nativos, desta forma, além do seu conhecimento, eles poderão fornecer a você uma bagagem cultural incalculável.
Por aqui estarei à sua disposição para ajudar a por em prática esses humildes conselhos =) Muito sucesso no seu aprendizado.
21 novembre 2019