Qual é a diferença entre tudo e todo?

Muitos alunos de português, especialmente os hispanos ou estrangeiros que já falam espanhol, costumam confundir o uso das palavras "tudo e todo" e têm dificuldades para colocá-las em prática. Hoje estou aqui para esclarecer essa dúvida e te ajudar a nunca mais errar nisso. :) Então, vamos lá!
  • Tudo
TUDO é um pronome indefinido que significa "a totalidade das coisas, dos seres". Ele é usado sozinho na frase (isto é, sem um substantivo junto); e não tem flexão de gênero (feminino e masculino) ou número (singular e plural). Alguns exemplos:
  1. Tudo que eu quero agora é uma boa xícara de café.
  2. Tudo é possível ao que crê.
  3. Já temos tudo que precisamos para a viagem.
  4. Não esconda nada. Ele já sabe de tudo.
  • Todo (Toda, Todos, Todas)
A palavra TODO é um adjetivo ou pronome indefinido e vem sempre acompanhado de um substantivo e é variável, ou seja, tem feminino e plural. Exemplos:
  1. Toda a família se reúne no Natal.
  2. Todo o mundo gosta de chocolate.
  3. Todas as crianças choram.
  4. Todos os produtos estão caros.
E é isso por hoje. Espero ter ajudado! :) Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para me enviar uma mensagem e perguntar. E se quiser acelerar a sua aprendizagem de #português, #espanhol ou #inglês, agende uma aula comigo. Aprenda de maneira prática, efetiva e rápida. Melhore sua pronúncia, entenda como os nativos falam e expanda seu vocabulário. Ofereço aulas estruturadas e personalizadas para atender a cada aluno individualmente, além de excelentes materiais gratuitos e cuidadosamente selecionados.
23 de julio de 2020
Mi vida antes del Covid- 19 (IMPERFECTO) A-2
Profile Picture
Alejandra Santiago
7 de agosto de 2020
팔랑귀
Profile Picture
Abby H
7 de agosto de 2020
The Origins of popular English Idioms
Profile Picture
Jen Mc Monagle
7 de agosto de 2020